Porque o primeiro colocado no Google conquista 18x mais tráfego do que o nono, aumentando o seu CTR na SERP?
Veja como melhorar o CTR do seu site e ganhar visitas e rank nas buscas.

A principal pergunta entre os donos de sites enquanto pensam em SEO é: porque estar na primeira página do Google, exclusivamente na primeira posição?

Criamos um pequeno guia para mostrar os proventos de ser o primeiro colocado nas buscas e como isso pode melhorar em até 18x o CTR(Taxa de Cliques) do seu site.

Todo proprietário de site está se aprimorando para conquistar o topo nas pesquisas, de ser o primeiro colocado no Google. Você já se questionou por que ninguém aspira com a quinta ou pelo menos a nona colocação?

A resposta seria simples, todos querem aparecer mais. Todos querem mais visitas, mais vendas, mais conversões. Não é verdade?!

Guia de bolso

Você também pode baixar nosso pdf sobre este assunto e ler a qualquer momento mesmo estando off-line.

O que é CTR e o que é SERP?

SERP do Google

Em resumo, CTR é a taxa de clique que um site recebe, seja através da busca orgânica, paga ou vindo de cliques em backlinks

Já a SERP é o índice nas buscas do Google. É todo o resultado impresso na página de pequisa.

Podemos definir o CTR em dois aspectos: o CTR do adsense(taxa de cliques nos anúncios) e o CTR da SERP(taxa de cliques orgânico).

Você pode saber mais sobre CTR aqui

Uma vez que você consegue definir a importância do CTR na SERP, você vai querer se beneficiar mais e mais desse meio de obter cliques.

Isso porque os cliques vindo da busca orgânica favorece no melhoramento do Rank. Uma vez que as visitas estejam vindo direto do orgânico, o Google entende que seu site está sendo revelante, isso fará com que ele seja colocado em ótimas posições.

Seja qual for o seu interesse, seja para aumentar as visitas, as vendas, ou mesmo para melhorar o engajamento do seu público,  foque no SEO do seu site, tanto na parte onpage quanto offpage(com backlinks).

O CTR é tão ligado ao ranqueamento do seu site nas buscas, quanto uma otimização onpage bem feita. Isso porque o CTR é um divisor de águas para definir quais são os sites que vão compor a primeira página do Google.

Talvez você ainda não saiba, você pode fazer o que for no aspecto de otimização no seu site, criação de backlinks, um excelente título, conteúdo único, e com isso você pode ter conseguido chegar na primeira página, mas se o seu CTR começar a ficar baixo, provavelmente você não permanecerá nessa colocação, pois o Google está em constante mudança e sempre analisando esse quesito definir se o seu site é relevante e útil para os usuários.

Por isso que você precisa fazer de tudo para o seu site ganhar visitas, obter cliques, e o mais importante, que o usuário permaneça no seu site por bastante tempo, por isso a importância de se criar conteúdos exclusivos, épicos, que atraia a atenção, mas que não seja massante, entediante para o usuário.

Ser o Nº1: os benefícios de está na primeira página do Google

A importância de ser o primeiro no Google é incontestável. Basta apenas vislumbrar os números das estatísticas acima para saber que o site da primeira posição teem uma colossal vantagem sobre a concorrência.

Antes de tudo, qual é a importância de ser o mandante no seu nicho, para você? A questão é que ser 1º promove em 18 vezes a CTR orgânica na SERP, pois essa posição é mais visada que a nona posição.

Em suma, isso mostra que na primeira página do Google o número 1 tem mais visitas, vendas, dinheiro e, por conseguinte a possibilidades para intensificar importância da sua marca.

Em contraste com a posição nº1 que tem 32,58% do tráfego orgânico do Google, você compara com a posição nº9 que detém apenas 1,86% de acessos. O que isso indica? Indica que você consegui 1000 cliques sendo o número 1 e apenas 57 cliques sendo nono. E essas são visitas que você recebe de graça.

E o nosso exemplo é apenas para uma única palavra-chave! Pense no aumento de acessos se você implementar uma estratégia de SEO bem planejada.

Estratégias simples para rankear palavras-chaves na SERP

A publicação de 4 novos artigos em seu site todos os meses, com pelo menos 1000 palavras e até 20 palavras-chave inclusa em cada artigo, fornecerá 4x20 = 80 novas palavras-chave a cada mês.

Pelo menos 10% dessas palavras (dependendo do número de backlinks que você criar para elas) entrarão no topo ou entre os primeiros no Google.

Como efeito se pegarmos 10 palavras chaves teremos a mutiplicação de tráfego. Em média, uma única palavra-chave gera cerca de 100 a 150 visitas por mês, ou seja, 1.000 a 1.500 novos visitantes por mês.

Veja neste artigo como escolher as melhores palavras-chaves

Para ilustrar a taxa média de CPC do Google AdWords é de $2 por clique, logo esse visitante custa $2000 a $3000 por mês. Para quem usa o Adsense para ganhar dinheiro com seu site essa informação é uma mão na roda, pois isso ilustra que se você conseguir atrair visitantes para o seu site, e esses visitantes clicarem nos anúncios, sua receita será ótima.

Contudo, vale ressaltar que para obter bons ganhos com Adsense, primeiro é preciso ter conteúdo de qualidade e está bem posicionado no Google. Lembre-se de que o sucesso dos seus artigos depende de backlinks de qualidade.

Uma lista de fatores que influenciam a posição dos sites na SERP do Google para [2020]

Visitas ao site. O número de visitantes ao site, em outras palavras, o tráfego real, parece ser o fator de classificação mais crucial de um site. De acordo com pesquisas, sites com maior autoridade, consequentemente, ganham mais tráfego e, como resultado, têm mais chances de chegar a primeira posição do Google.

Como mencionei acima, traga visitas para o seu site, fidelize-o, dê para ele conteúdo que seja importante na busca dele. Lembre-se, se alguém busca algo, é porque ela quer encontrar o que busca, ou pelo menos uma resposta exequível.

Se o seu visitante permanece por muito tempo no seu site, o Google gosta, mas se o visitante sai rápido, o Google não gosta, e entende que seu site não foi ou não é relevante para aquele assunto.

Fatores comportamentais. (tempo no site, páginas por sessão, taxa de rejeição) Também estão entre os fatores de raqueamento mais importantes.

Uma vez que você quer chegar no topo é pra ficar lá, correto? Portanto, continue acompanhando várias métricas que descrevem o sucesso da experiência do usuário em seu site para permanecer relevante.

Conteúdo. A qualidade do conteúdo que você posta normalmente forma a ideia do usuário sobre seu site. Além disso, o tamanho de seus artigos também é primordial porque quando as pessoas veem um artigo longo, elas teem a sensação de que você fez uma análise completa para proporcionar uma leitura confiável.

Lembre-se de que qualquer um dos seus artigos deve ser proveitoso e relevante, independentemente da contagem de palavras.

Backlinks. A noção de que quanto mais domínios de referência o seu site tiver, melhor é para rankear o seu site é válido. Desde que, a qualidade dos seus backlinks seja alta assim como o número deles.

Um backlink natural e confiável simplesmente não se consegue da noite para o dia. Levando em consideração o quão é complexo criar uma forte rede de backlinks para um grupo de palavras chaves. Portanto, seja firme e siga sua estratégia na construção de backlinks de qualidade.

Confiança. Se você faz as pessoas adorarem e confiarem no seu site e em seu conteúdo, atrairá o aumento de tráfego desejado! Por isso concentre-se mais na experiência do usuário em seu site.

Seu design claro, navegação simples, segurança, artigos úteis e relacionamento estabelecido com seus leitores cumprirão um papel importante na sua taxa de aumento de tráfego.

O Google considera fatores comportamentais, para que ele possa entender se o seu site é interessante e útil para as pessoas.

Na verdade toda vez que você começar a escrever um artigo para o seu site, lembre-se das necessidades e objetivos do seu público. As pessoas amam artigos que de alguma forma simplificam suas vidas ou resolvem suas questões.

Além disso, leituras longas e detalhadas trazem mais tráfego. Foi comprovado que essa tática produz um aumento de 10% no tráfego.

Rich snippets. O Google está frequentemente variando as opções de snippets. Agora eles podem incluir eventos como músicas, vídeos e outras informações.

Informações e autoria em snippets ajudam a aumentar a CTR. Rich snippet torna seu site mais visível nas pesquisas, e logo, as conversões.

Foto do autor. A foto no SERP agrega perspectivas de ranqueamento mais alto. Não há regras restritas sobre a aparência da foto. No entanto, testamos diversas imagens e podemos afirmar que funcionará melhor se:

Você deve utilizar uma imagem com o rosto real, não o logotipo da sua empresa ou qualquer outro ícone inútil.

  • Você deve considerar seu público-alvo: idade, sexo, interesses, origem etc.
  • Você usa muitas cores? Leve em consideração que a foto é pequena, por isso é imperativo torná-la visível.

Google+. Se você partilha conteúdo via Facebook ou Twitter, as pessoas podem vê-lo unicamente online.

Veja como as redes sociais podem ser importantes para o seu negócio

E se você compartilhar algumas informações no Google+, as pessoas verão todas as vezes que pesquisarem no Google.

Além disso, o conteúdo compartilhado via Google+ é classificado e visível para todos, mesmo que não pertençam aos seus círculos do Google. Para explorar esses recursos, é fundamental aumentar seu público-alvo no Google+ e fazer postagens regulares lá.

Mesmo se você estiver na 9ª posição, suas palavras-chaves aumentam o tráfego. Por exemplo, se uma palavra recebe 100 visitantes por mês agora, o primeiro colocado aumentará seu tráfego para 1.752 visitas por mês.

Portanto, encontre e selecione palavras-chave que o levem entre os primeiros nas pesquisas e obtenha backlinks de alta qualidade para essas palavras-chaves para chegar à primeira posição no Google.

A obtenção de backlinks para essas palavras-chave aumentará o tráfego do site, a autoridade do domínio e ainda garantir rank.

Trabalhe regularmente no SEO da sua página para ser o melhor, você precisa zelar por tudo que possa induzir seu tráfego. Portanto é crucial incluir palavras-chave em todos os elementos da otimização no seu artigo. Depois que tudo for feito acertadamente seu rank começará a crescer.

Considerações

Veja que além dos aspectos e soluções discriminados acima. Existem vários outros critérios que assistem no aumento do seu CTR.

Essas questões técnicas de SEO estão se tornando cada vez mais complexas. A boa nova aqui é que agora você tem muito mais possibilidades do que nunca.

É simples dizer que não há nada de novo no SEO hoje em dia e, que o SEO é fácil. Mas a real é que devemos trabalhar duro para obter os benefícios desejados.

E ai gostaram do artigo? Não esqueça de deixar um like!

E ai gostaram do artigo? Não esqueça de deixar um like!

SUA REAÇÃO!