Backlinks
Backlinks: o que são exatamente e para que serve? Saiba porque seu site precisa de links externos para ganhar rank nas buscas.

Backlinks ou links externos

Tanto faz dizer backlinks, links externos, link building, outbound links, links de saida, enfim. O que importa é você saber para que serve item no seu SEO.
Como o próprio nome sugere, backlinks na mais é do que ter o link do seu site apontado ou mencionado em outro site. A palavra mencionado nesse caso é tão significativa quanto gramatical.

Ter o nosso site mencionado em outros sites é um dos maiores prazeres de quem cria conteúdo na web.
Seja artigos, produtos, infonegócios, seja o que for. Quando alguém cita uma página do seu site no site dele como forma de dar como exemplo que você é referência no assunto abordado, isso não tem preço, até porque milhares e milhões de conteúdo é criado na web o tempo todo, mas apenas os mais relevantes são filtrados como bons.

Rede de links externos

Rede de links externos

Você precisa criar uma rede poderosa de backlinks para suas principais palavras-chaves para posicionar bem nas buscas.
Você certamente já usou ferramentas como ubersuggest, ahrefs, semrush, e outras ferramentas para fazer analise de suas principais palavras e até dos seus concorrentes para criar uma estratégia correta para o seu negócio.

E não seria por menos, não adianta você criar milhares de backlinks para o seu site, sem antes saber quais palavras tem mais concorrências que outras.
Não adianta você querer usar uma palavra muito concorrida e gerar uma porção de backlinks para ela, achando que isso irá consumar seu objetivo de chegar a primeira página do google

Tipos de link building

Existe diversos tipos e formas de criar backlinks.
Você pode criar links externos em cometários, em perfil de sites sociais, na homepage, backlinks em guest post, bookmarks, tem N formas.
Vamos falar um pouco sobre elas:

Links em comentários

Um dos meios mais populares entre os novatos em SEO. Comumente usado para criar links em sites abertos ao usuários, sites estes onde podemos deixar uma mensagem e um link numa postagem qualquer.

Links em perfis de sites sociais

Chamamos de sites sociais, aqueles abertos ao público para geração de conteúdo, ao contrário do facebook e twitter. Exemplos de sites sociais: ted, trello, behance, issuu...
Você cria uma conta e gera backlinks nestes sites.

Homepage

O meu preferido! Sabe porque? Porque a gente ganha não apenas um link, mas vários, dependendo do site, ganha-se centenas.

Guest post

Uma excelente forma de conseguir backlinks de qualidade. Encontre sites que aceitem ou permitem a publicação de artigos e escreva para eles deixando o link do seu site.
Existe diversos sites que aceitam guest post, dê um busca no Google.

Como funciona os backlinks na homepage

Como funciona os backlinks na homepage

Veja na imagem a vantagem de obter backlinks na homepage de outros sites.
Você cria um link, e, quantos mais páginas o site tiver, mas links você ganha.
Isso se chama link juice ou suco de otimização. Por exemplo: se o site A tiver 100 páginas estruturadas(como wordpress, blogger...), o site A passará otimização de todas as páginas para o site B. 

Dessa forma em vez de obter apenas um backlink do site A, o site B terá 100 backlinks :D

Conclusão

Com isso você tem uma ótima noção do que é backlink e como você pode tirar proveito dele na sua estratégia de SEO.
Se gostou do artigo deixa um like e um joinha :D

SUA REAÇÃO!



Facebook